segunda-feira, abril 24, 2006

Reposição do Post do Gazafundo sobre reconhecimento das especiais

Todos os pilotos de ralie reconhecem a grande importância do co-piloto (navegador) pois é graças a ele que sabem as características e os acidentes do terreno de cada classificativa.
Nas provas de Enduro não é possível levar um navegador por isso cabe ao piloto “decorar” o melhor possível as especiais de cada prova. O conhecimento aprofundado de cada especial poderá determinar a classificação no enduro pois ao saber qual a melhor trajectória em cada curva, onde travar, etc, o piloto ganhará certamente muitos segundos.
Seguidamente apresento uma sugestão para que o reconhecimento das especiais seja mais aprofundado.
1 – Reconhecer, uma primeira vez, todas as especiais da prova.
2 – Antes de fazer o reconhecimento das especiais pela segunda vez (no carro ou na carrinha), tentem visualizar a especial e façam um croqui (desenho) dela. Nesse croqui assinalem detalhes relevantes, tais como, melhores trajectórias (curvar por fora, curvar por dentro, pedras, raízes, etc).
3 - Ao fazerem o segundo reconhecimento, levem o croqui e verifiquem se o traçado desenhado e os detalhes assinalados estão correctos, se é necessário assinalar ou corrigir algum detalhe. Utilizem o mesmo procedimento para as outras especiais.
4 – Se Tiverem tempo para uma terceira volta pelas especiais, antes de reconhecerem cadauma, fechem os olhos e tentem visualizar a especial em questão depois confrontem a imagem que tem da especial com o croqui. Se tiverem algum ponto da especial menos claro, ao reconhecer a especial incidam especial atenção nesse ponto ou zona.
5 – No espaço de tempo entre o jantar e o deitar tentem novamente visualizar cada especial e depois verifiquem se está de acordo com o croqui feito.
6 – Repitam o procedimento após o pequeno-almoço.
7 - Durante a prova, antes de entrar em qualquer das especiais, fechem os olhos, tentem visualizar toda a especial e quais as trajectórias e acções mais indicadas em cada ponto da classificativa.

Brevemente será colocado no Subtema "Melhorar a performance" do http://parquefechado.planetaclix.pt/

Sem comentários: