domingo, setembro 10, 2006

Uma perspectiva diferente

A Federação Nacional de Motociclismo é a entidade responsável pela organização de todos os Campeonatos Nacionais realizados em motos : Motocross, Velocidade, Enduro, TT, Trial, supermoto, stunt ride, supercross, para além destas modalidades disputadas sobre a forma de Campeonatos Nacionais, engloba ainda o mototurismo que não tem competição formal e realiza actividades tais como: concentrações e moto ralies.
Devido ao seu caracter multidisciplinar a FNM divide-se em comissões onde são delegadas responsabilidades de gestão (de caracter desportivo e outras) para cada modalidade, grupo de modalidades, ou actividades a desenvolver.
À semelhança das outras Federações, a eleição dos corpos sociais, a aprovação dos relatórios de contas e do plano anual de actividades é feito em Assembleia Geral. Se analisarmos atentamente a lista de clubes filiados na FNM, como tal participantes na sua Assembleia Geral, verificamos que grande parte deles se dedica ao mototurismo, cujo principal objectivo é organizar atividades para promover o convívio entre os amantes das duas rodas. Actividades essas que necessitam de alguma disponibilidade financeira.
Face a este cenário é natural que com o peso que estes clubes tem na Assembleia Geral da FNM, a eleição dos corpos socias, a aprovação do relatório de contas, a aprovação do plano anual de actividades seja condicionada pela defesa dos seus interesses.
Assim, tendo em consideração a evolução do enduro na última decada é urgente que seja criada a Federação Nacional de Enduro, onde todos os seus associados (pilotos) elegeriam os responsáveis por gerir e dinamizar os campeonatos (nacionais e regionais) e outras actividades destinadas à promoção e/ou valorização da modalidade.

Sem comentários: